central rs desentupidora 24hs orcamento gratis porto alegre solicite

Porque os encanamentos entopem?

Grande parte dos canos entupidos tem como motivação o mau uso da rede de esgoto e poderiam ter seu entupimento evitado

Você sabe porque os encanamentos entopem? Sabe quais os principais motivos de ocorrerem entupimentos nas redes de esgoto de imóveis comerciais e residenciais? Vamos tratar deste assunto em nosso post.

Grande parte das redes de esgoto entupidas tiveram em algum momento, a sua manutenção ou uso negligenciados. E o que isso quer dizer? Que devido ao nosso uso incorreto este encanamento sofreu um entupimento.

Principais motivos de entupimento de encanamentos de esgoto

  1. Derramamento de gordura na tubulação
  2. Derramamento de restos de alimentos na tubulação
  3. Queda de pequenos objetos em ralos e pias
  4. Objetos jogados por crianças no vaso sanitário, na pia ou em ralos de chuveiro
  5. Papel higiênico, preservativos ou absorventes jogados no vaso

Veja que todos estes motivos podem ser evitados sem denhum problema pois são atitudes óbviamente erradas. Mas se são tão erradas, porque então continuamos a fazer? Uma explicação é que na correria do dia a dia acabamos por negligenciar o uso da rede de esgoto acreditando que o entupimento não irá ocorrer naquele momento. E de certa forma isso é verdade, pois a maioria dos casos de canos entupidos, são provocados por um longo tempo de mau uso, porém um dia esse entupimento chega, e é neste momento que sua dor de cabeça começa. 

Vamos entender os problemas causados por cada um dos 5 motivos listados acima:

1. Derramamento de gordura na tubulação

Quando lavamos uma louça, panela ou talheres, estes utencílios estão geralmente engordurados e esta gordura fluirá pelo ralo juntamente com a água misturada ao detergente líquido. Após descer pelo ralo, estes resíduos de gordura passarão pelo tubo ou sifão indo parar na caixa de gordura. Quando esta gordura sofre um resfriamento natural, ela vai se prendendo as paredes da tubulação e da caixa de gordura, formando blocos maiores. Estes blocos podem causar entupimentos da rede de esgoto dificultando assim a fluidez da água.

Para que isso não ocorra, é ideal realizar limpezas periódicas em canos, sifões e caixas de gordura para que o sistema esteja sempre desobstruído. Para este serviço é necessária alguma experiência, e neste caso você pode chamar uma empresa desentupidora para realizar o serviço com equipamentos adequados.

2. Derramamento de restos de alimentos na tubulação

Assim como a gordura, outro grande causador de entupimento é o acúmulo de restos de alimentos no sifão, na caixa de gordura e restante da rede de esgoto. Principalmente se tratando da pia da cozinha, que possui tubulação em geral, de 40mm de diâmetro, é muito fácil entupir com cascas de alimentos, grãos de feijão e outros restos maiores. Possua sempre protetores de ralos em forma de tela para impedir que os restos caiam na tubulação. 

3. Queda de pequenos objetos em ralos e pias

Este é um caso clássico e que ocorre com crianças e com adultos também. Objetos pequenos como palitos de fósforo, palitos de dente, anéis, pequenos brinquedos e canudos de plástico podem causar entupimentos parciais ou totais na rede de esgoto. Muitas vezes o acúmulo destes objetos é reforçado pela gordura presente nos canos e se agrava mais ainda. Tome cuidado e oriente as pessoas que utilizam o imóvel a não jogar estes objetos no ralo.

4. Objetos jogados por crianças no vaso sanitário, na pia do banheiro ou em ralos de chuveiro

O vaso sanitário sofre muita imfluência humana tanto em casa quanto em imóveis comerciais. Muitos objetos podem ser jogados no vaso acidentalmente ou propositalmente. Objetos como aparelhos de barbear, brinquedos, escovas de dentes, embalagens de preservativos, anéis e outros acessórios. Estes objetos podem ficar presos ao sifão presente nos vasos e futuramente causar o entupimento total do local.

5. Papel higiênico, preservativos ou absorventes jogados no vaso

Um erro bem comum que praticamos é jogar papel higiênico no vaso após o seu uso. Muitas pessoas tomam esta atitude para não deixar papel na lixeira, causando mau cheiro, porém estão provocando um problema futuro muito pior. Outros causadores de entupimento de vaso são os preservativos e absorventes. estes materiais não irão se dissolver na água e se acumulados irão provocar um sério entupimento do vaso.

Contrate uma desentupidora em Porto Alegre e região agora mesmo

Agora que você já viu como os encanamentos entopem, se está com um entupimento lhe trazendo transtornos, pode entrar em contato com a Central RS Desentupidora que vamos até você para resolver seu problema. 

Ligue 24 horas para (51) 3366-3352 ou via Whatsapp (51) 99727-1800 e solicite orçamento gratuitamente. Atendemos em Porto Alegre, região metropolitana e interior do RS.